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O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Espírito Santo zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de todos aqueles com quem se relaciona.
presente Política de Privacidade tem o objetivo de informar sobre quais dados pessoais a seu respeito são coletados; por qual motivo os coletamos; com quem os compartilhamos; por quanto tempo os mantemos conosco; quais as medidas de segurança que adotamos; e quais os direitos que você tem.
É importante que você leia esta Política com atenção, bem como a consulte periodicamente para verificar possíveis alterações no que diz respeito ao tratamento de seus dados pessoais.
Em caso de dúvidas, entre em contato via e-mail indicado no final deste documento.
2. Atualização da Política e Histórico de Revisão
4.3. Finalidade dos dados coletados
4.5. Compartilhamento de dados
4.6. Tempo de retenção dos dados
4.8. Decisão de forma automatizada incluindo profiling
1. Controlador de dados
O Senac ES é o SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – SENAC-ES, empresa brasileira, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº CNPJ 03.743.301/0001-01 com sede na Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira, Vitória - Espírito Santo - Brasil. Para fins da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, LGPD) e desta Política, o Senac ES é controlador dos dados pessoais.
2. Atualização da Política e Histórico de Revisão
Reservamo-nos o direito de atualizar esta Política de Privacidade e Cookies periodicamente para refletir mudanças em nossas práticas, serviços e obrigações legais. Qualquer alteração será publicada nesta página com a data de revisão atualizada.
3. Termos e Definições
Com objetivo de facilitar a compreensão do presente documento, seguem alguns termos técnicos utilizados no texto da Lei Geral de Proteção de Dados e suas respectivas definições, trazidas pelo art.5º do referido dispositivo.
Sempre que houver menção aos "Termos de Uso do Senac ES", "Nós" ou "Nossos", estaremos nos referindo à instituição descrita no tópico "Quem somos nós". Da mesma forma, toda vez que mencionarmos "você", "seu" ou "sua", estamos nos referindo a você, titular de dados pessoais, que possui relação com o Senac ES na qualidade de pessoa interessada, hóspede, funcionário, candidato a aluno, aluno e/ou ex-aluno, terceiros relacionados a candidatos ou alunos usuário de nossa rede Wi-Fi.
4. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Esse documento demonstra o compromisso da instituição, Senac Espírito Santo, com a proteção dos dados pessoais fornecidos por usuários de seus serviços, pautando sua atuação nos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, na transparência da relação com o cliente e nos princípios norteadores desta legislação, como o respeito à privacidade, os direitos humanos e a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
A Lei n° 13.709/2018, aprovada em agosto de 2020, é responsável pela regulamentação das atividades de tratamento de dados pessoais, e coloca o Brasil como um dos países com legislação específica sobre o tema.
4.1. Aplicação
Logo em seu artigo 1°, a referida legislação explicita quem são seus destinatários. Segundo este dispositivo, a Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
O Senac Espírito Santo, como pessoa jurídica de Direito Privado, neste instrumento denominado “controlador”, de acordo com os ditames da Lei n° 13.709/2018, compromete-se com a total transparência perante o titular, acerca das informações que deste serão coletadas.
4.2. Dados Coletados
Os referidos dados pessoais consistem em informações fornecidas pelos usuários de nossos serviços, como, informações pessoais (nome, data de nascimento, documentos oficiais de identificação etc.); informações de contato (endereço, e-mail, telefone, celular etc.); informações necessárias para a execução dos serviços contratados, incluindo dados financeiros; informações que possamos coletar passivamente enquanto você visita nosso site (cookies), entre outros.
O Senac Espírito Santo coleta e analisa essas informações, seja por contatos telefônicos – fixo ou celular –, contatos pessoais, via nossos portais, redes sociais, e-mail, e-mail marketing, SMS, WhatsApp, contrato de serviço, sistema educacional ou em quaisquer uma de nossas Unidades Operativas.
De acordo com o conteúdo da Lei Geral de Proteção de Dados, o SENAC-ES somente pode realizar tratamento de dados mediante autorização do titular por qualquer meio que manifeste sua vontade. A legislação também versa que nos contratos de adesão, o tratamento de dados pessoais pode ser condição para o fornecimento de produto ou serviço, desde que o titular dos dados seja informado com destaque sobre isso.
Nesse sentido, cabe ainda enfatizar que de acordo com o art. 14 da LGPD, o tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes deverá ser realizado em seu melhor interesse e com o consentimento específico e em destaque dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal.
A coleta destas informações tem o objetivo de fornecer nossos serviços com maior excelência, por meio da compreensão das necessidades de seus usuários e da personalização de sua experiência de atendimento nas nossas plataformas virtuais. Alguns desses dados são ainda exigidos pelo Ministério da Educação para expedição de certificados de conclusão de curso.
Também é necessária a coleta de determinados dados para que o usuário possa ser devidamente cadastrado e, assim, ter acesso às dependências da instituição, e possa utilizar adequadamente todos os serviços e produtos disponíveis. Além disso, a realização de pagamentos, o estabelecimento de canais de comunicação para envio de reclamações, sugestões, e pedidos também são práticas realizadas mediante cadastro.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, órgãos da administração pública como Tribunal de Contas da União, Secretarias e Ministério da Educação, entre outros, podem requisitar os dados do controlador para cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
Conforme explicitado anteriormente, instituições bancárias e financeiras também podem fazer a requisição destes dados com o objetivo de processar pagamentos.
O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá uma vez que sua finalidade tenha sido alcançada ou de que os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance desta; com o fim do período de tratamento; havendo exercício de direito de revogação do consentimento pelo titular ou em caso de determinação da autoridade nacional, em caso de violação ao disposto no referido instrumento. Salienta-se ainda o compromisso do Senac Espírito Santo para com a eliminação dos dados após o término de seu tratamento, estando, segundo a legislação, autorizado a conservá-los em caso de autorizada a conservação em caso de cumprimento de obrigação legal ou regulatória; estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais; transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos legais; ou uso exclusivo como controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados. (Art.15 da Lei Geral de Proteção de Dados.)
4.3. Finalidade dos Dados Pessoais Coletados
Os dados pessoais podem ser coletados primordialmente das seguintes fontes: (a) diretamente de você ou da pessoa autorizada por você; (b) fornecedores do Senac ES, como empresas prestadoras de serviços; (c) sistemas de monitoramento de ambientes Senac ES; (d) autoridades públicas, judiciais e administrativas. Você é a única pessoa responsável pela exatidão, veracidade e autenticidade das informações fornecidas diretamente fornecidas.
Trataremos os dados pessoais conforme hipóteses autorizadoras listadas na LGPD, notadamente: (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) execução de contrato, (iii) exercício regular de direitos, e (iv) legítimo interesse do Senac ES ou de terceiro. Para os casos em que a lei exija a obtenção de seu consentimento e/ou de seu responsável legal, atuaremos de modo a garantir que você seja devidamente informado acerca da necessidade da autorização e consequências da sua recusa, para que você possa manifestar livremente a sua decisão.
O Senac ES utilizará os seus dados pessoais para finalidades compatíveis com as informadas nesta Política e sempre que entender haver base legal para o tratamento posterior nos termos da LGPD.
Os seus dados podem ser coletados para as seguintes FINALIDADES:
4.4. Bases legais
Trataremos os dados pessoais conforme hipóteses autorizadoras listadas na LGPD, notadamente: (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) execução de contrato, (iii) exercício regular de direitos, e (iv) legítimo interesse do Senac ES. Para os casos em que a lei exija a obtenção de seu consentimento e/ou de seu responsável legal, atuaremos de modo a garantir que você seja devidamente informado acerca da necessidade da autorização e consequências da sua recusa, para que você possa manifestar livremente a sua decisão.
O Senac ES utilizará os seus dados pessoais para finalidades compatíveis com as informadas nesta Política e sempre que entender haver base legal para o tratamento posterior nos termos da LGPD.
4.5. Compartilhamento de Dados
Poderemos compartilhar os seus dados pessoais com entidades que compõem a nossa estrutura organizacional (Administração Nacional e as demais Administrações Regionais do Senac), com empresas com as quais mantemos algum tipo de relação comercial, com seu responsável legal e/ou financeiro ou, ainda, com órgãos públicos, tais como parceiros comerciais, instituições bancárias, escritórios de advocacia, empresas de suporte aos nossos sistemas, órgãos públicos e o Poder Judiciário. Informações agregadas e anonimizadas poderão ser livremente compartilhadas.
Para resguardar a sua privacidade, utilizamos instrumentos contratuais e auditorias para assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais confiram a ele a mesma proteção que nós proporcionamos. Os seus dados pessoais podem ser compartilhados para finalidades legítimas da seguinte maneira:
4.6. Tempo de Retenção dos Dados
Os seus dados pessoais serão tratados pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual eles foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resolver disputas, proteger nossos ativos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.
Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, além do critério acima indicado, baseamo-nos nos seguintes critérios:
- Existência de uma obrigação legal ou contratual de reter os dados pessoais;
- Necessidade dos dados pessoais para investigação, auditoria ou exercício regular de nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
- Utilidade dos dados pessoais para fins de manutenção de registros precisos, especialmente financeiros e educacionais.
Podemos manter os seus dados pessoais, de forma anonimizada, ou seja, que não mais se refere a você pessoalmente, para fins estatísticos, sem limite de tempo, na medida em que tenhamos interesse legítimo e respaldo legal.
4.7. Proteção de Dados
O Senac Espírito Santo vem utilizando alguns procedimentos com a finalidade de garantir a segurança dos dados, como:
Atuar de forma proativa e preventiva para minimizar os riscos de segurança ou até mesmo eliminá-los;
Configurar e atualizar os equipamentos e todo software da Instituição de modo a garantir o padrão de segurança estabelecido;
Manter atualizados os dados relativos às necessidades de processamento e armazenamento dos dados da Instituição, assim como dos recursos para as conexões externas, não só para garantir a eficácia nos procedimentos internos, mas também sob a ótica da segurança da informação, de sorte a atender às demandas de cada setor sob esse aspecto;
Manter o controle atualizado dos responsáveis pelas contas, acesso aos sistemas e vases de dados e a quaisquer dispositivos que estejam vinculados ao tratamento ou acesso à informação;
Estabelecimento de Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade em todos os contratos firmados com funcionários, pessoas jurídicas e/ou com prestadores de serviço que tenham acesso aos ativos de Tecnologia da Informação do Departamento Regional do Senac no Espírito Santo como condição imprescindível para que possa ser concedido esse acesso.
4.8. Decisão de forma automatizada incluindo profiling
Nossa plataforma não realiza processos de tomada de decisão automatizada, incluindo criação de perfis (profiling), que possam impactar significativamente seus direitos. Todas as decisões que envolvem dados pessoais são analisadas e tratadas com a devida intervenção humana, garantindo transparência e equidade em nossas práticas. Estamos comprometidos com a proteção dos seus dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e asseguramos que nenhum processo automatizado será utilizado para tomar decisões que possam afetar você de maneira significativa.
4.9. Direitos do titular dos dados
Inseridas no âmbito do direito à informação e do princípio da transparência, o titular ainda possui diversas prerrogativas que devem ser respeitadas pelo controlador ao longo de todo o processo de tratamento de dados.
O titular tem direito de obtenção de confirmação de tratamento; de acesso aos dados tratados; de aspectos como correção, anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou não tratados de maneira legítima; de portabilidade e eliminação dos dados, ainda que fornecidos com consentimento prévio; de informações acerca do compartilhamento de dados; de informações sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e suas consequências; da revogação do consentimento; da revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado, incluindo definição de perfil pessoal, profissional, de consumo, de crédito ou os aspectos de sua personalidade.
O Senac Espírito Santo, em conformidade com o art.46 da Lei Geral de Proteção de Dados, compromete-se também a adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais coletados de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, visando assim a garantia dos direitos assegurados ao titular dos dados em questão por este dispositivo.
ALTERAÇÃO OU RETIRADA
Quaisquer solicitações acerca de alterações dos dados pessoais e sensíveis ou retirada de consentimento deverá ser registrada através do formulário "Requisição de Direitos dos Titulares"
O registro da solicitação para alteração de dados do titular não implica na alteração imediata dos dados, o pleito será atendido em até 15 dias;
Somente serão alterados os dados pessoais e sensíveis que não comprometam o cumprimento de obrigação legal ou regulatória da instituição junto aos clientes, alunos, funcionários, fornecedores e demais demandantes;
Durante o atendimento à solicitação de alteração de dados, o Senac Espírito Santo exigirá do demandante a comprovação de identidade para proceder com a alteração;
Somente o titular da informação poderá solicitar a alteração de seus dados, salvo titulares relativamente ou absolutamente incapazes. Neste caso, e em situações envolvendo menores de 16 (dezesseis) anos, será necessária a autorização do assistido e de um de seus responsáveis legais para a execução da solicitação em questão.
5. Política de Cookies
Os cookies são pequenos arquivos que são armazenados no seu dispositivo, objetivando uma melhor experiência na navegação em nossos sites. Os cookies ajudam os websites a armazenar e recuperar informação sobre os seus hábitos de navegação por forma a personalizar a navegação de acordo com as suas preferências.
Cookies de sessão e cookies essenciais: são cookies temporárias que permanecem em arquivo de cookies do navegador até que este abandone a página web, pelo que não fica qualquer registo no disco rígido do utilizador. A Informação recolhida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego do site o que nos permite melhorar o conteúdo e a usabilidade do site. Exemplos: associam com o carrinho de compras o que escolhe; armazenam a informação de categoria para mostrar as páginas de forma mais rápida; indicam se está atualmente logado no site; indicam os IDs de sessão no servidor; guardam os últimos produtos visualizados; guardam Informação sobre as pesquisas e indicam se o utilizador autoriza o uso de cookies.
Cookies de análise: São aqueles que bem tratados por nós ou por terceiros, nos permitem quantificar o número de utilizadores e realizar a medição e análise estatística de como você usa o site. Exemplos: examinamos a sua navegação em nosso site, com o objetivo de melhorar o fornecimento de produtos e serviços que lhe disponibilizamos.
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